“Estabelecer parcerias num entorno como este é um imperativo estratégico de importância crítica. Esta magnífica obra (…) vem consequentemente preencher uma lacuna numa das áreas de maior relevância para o futuro das empresas do nosso setor.”
José de Sousa
Presidente & CEO da Liberty Seguros
“(…) [O autor teve como objetivo] abordar em livro um tema muito atual e difícil: o de perspetivar e definir que tipo de cooperação que se deve estabelecer no sistema segurador (…). O tema é vasto, às vezes polémico e é muito atual.”
Pedro Seixas Vale
Presidente da APS
“São escassos os trabalhos de fôlego que tratam a temática de relacionamentos [entre empresas]. Não podemos deixar de enfatizar a importância da colaboração entre a Mediação Profissional e as Companhias de Seguros na recuperação da maior crise que o sector atravessa nos últimos 30 anos.”
Luis Cervantes
Presidente da APROSE
A competitividade das empresas está entrelaçada com a competitividade dos seus parceiros de negócio. O saber colaborar é um novo domínio de gestão, incontornável para o futuro do sector segurador. Mas como será possível transformar laços colaborativos em valor económico? Este livro preenche um gap de conhecimento neste tema estratégico. Num mundo complexo, na era da informação e das redes, quem deseja liderar os acontecimentos, nos seguros ou noutra actividade intensa em parcerias, encontra nesta obra um apoio indispensável.
Bruno Marques tem o Doutoramento em gestão pela Universidade de Aveiro, o Mestrado em Administração de empresas e o MBA em Gestão da Informação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Há cerca de 10 anos que trabalha no sector segurador nos domínios de IT Management e anteriormente exerceu funções nas áreas de multimédia e consultoria. Tem colaborado enquanto docente na UCP, Academia Militar e IPAM nas áreas de Gestão de Informação, Gestão do conhecimento e Gestão da Mudança e Inovação. Actualmente é consultor de gestão nas áreas dos seguros e serviços. Vive em Lisboa, é casado e tem três filhos.
“Colaborar para vencer” é, sem qualquer dúvida, a um importante contributo para rasgar caminhos onde as lideranças terão uma visão mais integradora e multifacetada. O sector segurador e a sua gestão são matérias cuja acessibilidade...
António CastanhoO atual momento da indústria seguradora revela-se especialmente desafiador. O contexto económico adverso, em conjugação com o elevado grau de maturidade desta indústria, aumenta os níveis de competitividade e...
Dr. Magalhães CorreiaAs informações contidas neste livro constituem, sem dúvida, um excelente guia para quem trabalha no mercado segurador em geral e na área da distribuição dos seguros em particular. Com a abordagem objectiva...
Eng. Paulo TrigoAlgures li que, quando se trata de enfrentar situações difíceis, o que escasseia não é tanto a competência técnica mas o concurso de pessoas criativas e inovadoras; ora, conjugando o Dr. Bruno Marques ambas, o resultado é ...
Correa FigueiraA competitividade pela diferenciação estratégica nas parcerias colaborativas, nos seguros, assume-se, entre outras, pela relação estabelecida com a mediação de seguros profissional, assumindo esta um papel relevante...
Luís CatarinoConheci o Autor ainda muito jovem pela relação de amizade e profissional com o seu Pai. Desde então acompanhei à distância a sua carreira nos seguros e, a uma distância maior, a sua carreira académica. Distância encurtada...
Diamantino ReisDe forma singela e rudimentar na esfera de opinião do cidadão comum, “os seguros” apresentam-se como um contrato formal entre uma pessoa, que se designa por tomador de seguro, que tem um interesse em garantir algo...
Artur Cassona SilvaEste é um livro essencial para o gestor que queira alcançar o sucesso da gestão empresarial num mundo em transformação profunda e acelerada devido às tecnologias de informação. Desde os anos 80 que estamos a assistir...
Paulo Amaral
1.1 Enquadramento
1.2 Problemática de gestão
1.3 O papel da colaboração na competitividade das empresas
1.4 Relevância estratégica das parcerias para os Seguros
1.5 Desafios nos Seguros à luz da colaboração
1.6 Arquitetura da investigação
1.7 Capítulos
2.1.1 Introdução
2.1.2 Os sistemas de valor e as organizações como organismos
2.1.3 As redes enquanto configuração organizacional
2.1.4 Fundamentos das redes de relacionamento empresariais
2.1.5 Evolução histórica
2.1.6 A essência da rede enquanto quadro de referência
2.1.7 Interpretação estratégica das relações interorganizacionais
2.1.8 Princípios e definições-chave de “parceria interorganizacional”
2.1.9 Factores determinantes: cultura e confiança
2.2 Modelos e processos
2.2.1 Questões centrais determinantes do funcionamento dos sistemas de valor
2.2.2 Morfologia das redes
2.2.3 Níveis de análise: diádico, nível interno e nível de rede
2.3 Abordagem às redes interorganizacionais
2.3.1 O trilema na abordagem às redes: uma perspectiva integrada
2.4 Síntese dos modelos: perspectiva transaccional, relacional e cognitiva
3.1 Conceitos e fundamentos da actividade seguradora
3.1.1 A origem do seguro
3.1.2 O elemento internacional dos seguros
3.2 A função socioeconómica dos seguros
3.2.1 O produto segurador
3.2.2 O risco na actividade seguradora
3.2.3 Consciência seguradora e a importância da orientação ao cliente
3.2.4 Os ramos de seguros
3.2.5 A perspectiva de serviço no sector segurador
3.2.6 Especificidades dos seguros e impacto estratégico das relações de negócio
3.2.7 A gestão de sinistros como factor crítico
3.2.8 Servir, fidelizar e saber dialogar
3.2.9 A gestão estratégica no sector segurador e o factor temporal
3.2.10 Equação de rentabilidade dos seguros
3.2.11 Cenário de gestão nos seguros
3.2.12 Importância da qualidade externa nos produtos de seguros
3.2.13 Inovação nos seguros
3.2.14 Gestão dinâmica nos seguros: a gestão moderna
3.3 Considerações sobre o sector, tendências e desafios
3.4 Caracterização da cadeia de valor dos seguros
3.4.1 Sistematização do sistema de valor dos seguros
3.5 Gestão estratégica dos sistemas de valor dos seguros
3.5.1 Sistema de valor dos seguros: perspectiva da colaboração
4.1 A relevância do estudo para o sector segurador
4.2 Pressupostos: o que se assume como central
4.3 Proposta de modelo de análise – fundamentos
4.3.1 Síntese dos factores influenciadores da proposta de modelo de análise
4.4 O modelo de análise GPS – Gestão de Parcerias nos Seguros
4.4.0 Apresentação das dimensões, categorias e subcategorias
4.4.1 Dimensão #1 “Estrutura”
4.4.2 Dimensão #2 – “Antecedentes”
4.4.3 Dimensão #3 – “Governance”
4.4.4 Dimensão #4 – “Gestão de conhecimento nas parcerias interorganizacionais”
4.4.5 Dimensão #5 – “Gestão de informação”
4.4.6 Dimensão #6 – “Gestão de Inovação”
4.4.7 Dimensão #7 – “Capacidades dinâmicas”
4.4.8 Dimensão #8 – “Operacionalização”
4.4.9 Dimensão #9 – “Resultados”
5.1 Trabalho de campo
5.1.1 Metodologia e fases do trabalho de campo
5.1.2 Síntese das entrevistas
5.2 Análise descritiva
5.2.1 Estrutura
5.2.2 Antecedentes (gestão pré-parceria)
5.2.3 Governance
5.2.4 Governance formal
5.2.5 Governance social
5.2.6 Gestão do conhecimento
5.2.7 Inovação
5.2.8 Sistemas de informação
5.2.9 Capacidades dinâmicas
5.2.10 Operacionalização
5.2.11 Resultados
5.2.12 Nível de colaboração
6.1 Nível de maturidade da gestão de parcerias: quadro global.
6.2 Debate sobre as capacidades actuais
7.1 Princípios-chave para um sistema de relações mais colaborativo nos seguros
7.2 Agenda de implementação
7.1 Princípios-chave para um sistema de relações mais colaborativo nos seguros
7.2 Agenda de implementação
Quando o meu amigo Dr. Bruno Marques me falou deste seu projecto editorial, prometi de imediato o meu apoio, porque este é um dos temas mais relevantes e actuais quer no nosso sector de atividade, quer em qualquer outro. Curiosamente, este livro surge...
José de SousaÉ sempre com imensa satisfação, para não dizer alegria, que vejo o aparecimento de um novo livro ou uma tese/investigação sobre o setor segurador. Seja um tema mais vocacionado para o público em geral ou mais vocacionado para os estudiosos ou...
Pedro Seixas ValeAs primeiras palavras são de felicitação ao Bruno Marques pela profundidade do trabalho desenvolvido na sua tese de Doutoramento que esteve na génese do livro “Colaborar para Vencer – Gerir Parcerias nos Seguros”. São escassos os...
Luis CervantesConsiderações sobre o sector, tendências e desafios
Proposta de modelo de análise
Apresentação das dimensões, categorias e sub-categorias
[Agenda da Mudança] Metodologia para transformar relações de negócio em valor